quarta-feira, 21 de março de 2007

Reflorestamento Errado


A diversidade de espécies vegetais que consegue sobreviver dentro de um plantio de eucalipto é muito baixa. O eucalyptus globulos é nativo da Austrália e não do Brasil como pensa a maioria das pessoas. Essa espécie foi introduzida em nosso país pelos portugueses durante a colonização. É muito agressiva com outras espécies vegetais devido ao seu crescimento acelerado. Além de retirar toda água do solo ao seu redor, sua copa impede a passagem de luz dificultando o desenvolvimento de outras espécies. Torna-se difícil a formação de um sub-bosque rico. Os plantios também recebem aplicação de herbicidas para evitar as chamadas espécies “invasoras”.
Não há complexidade na cadeia alimentar nesse tipo de reflorestamento. Insetos e animais acabam sendo prejudicados pela falta de alimentos. A fauna existente ali é muito pequena e qualquer problema com uma delas pode causar um desequilíbrio ecológico.
Quando removemos uma mata, expomos o solo as piores erosões. Chuvas, ventos e a incidência direta dos raios solares castigam a terra. Mesmo com um reflorestamento feito de forma correta, é difícil que a floresta volte a ser a mesma. Ainda mais eliminando toda diversidade e reflorestando com uma única espécie. Dessa maneira não estamos solucionando problema algum.
O que mais revolta é que muitas vezes, os responsáveis por tal ação têm conhecimento de tudo isso. O fato é que financeiramente é mais viável, além de iludir a maioria das pessoas devido à falta de informação.
Por isso quando tiver a oportunidade de entrar em uma floresta de eucaliptos, note que o silêncio é semelhante ao de um camitério.


fonte de pesquisa: coluna "Giro Ecológico" do Rubão - Revista Bike Action

Nenhum comentário: