quinta-feira, 15 de março de 2007

Trekking - o essencial



A história do trekking é antiga e teve origem no início do século XIX. A palavra trek tem sua origem na língua africâner e passou a ser empregada pelos vortrekkers, os primeiros trabalhadores holandeses que colonizaram a África do Sul.
O verbo trekken significa migrar e carregava uma conotação de sofrimento e resistência física, numa época em que o único meio e locomoção era a caminhada.
Quando os britânicos invadiram a região, a palavra foi absorvida pela língua inglesa e passou a designar as longas caminhadas realizadas pelos exploradores em direção ao interior do continente.
Atualmente utiliza-se a palavra também em português, significando caminhadas em trilhas naturais em busca de lugares interessantes para conhecer, possibilitando um contato com a natureza. No Brasil, o trekking surgiu em 1992 em São Paulo, por amantes da natureza, que resolveram adaptar as regras dos enduros de bike, moto e jipe à caminhada ecológica.

As regras nas provas do trekking se assemelham as de um rally de regularidade. A equipe vencedora é aquela que consegue atingir com precisão o tempo estipulado da prova e perder menos pontos na contagem final, depois de apurados os tempos nas passagens pelos postos de fiscalização.
A perda dos postos durante a prova implica na penalização da equipe. A pontuação é computada da seguinte maneira: para cada segundo adiantado, perde-se 2 pontos, e a cada atrasado, há uma penalidade de 1 ponto. A equipe que no geral obtiver o menor número de penalidades sagra-se campeã.

Nenhum comentário: